É conversando que a gente se entende?

sábado, 22 de dezembro de 2007

Pendências

Encontram-se na rua.

Ela: Ei!
Ele: Hein? – Volta-se na direção dela. – Ah, é você.
Ela: Sim, sou eu. Eu te liguei algumas vezes, você viu?
Ele: Âhm... Vi sim.
Ela: E não me retornou a ligação porque?
Ele: Ando ocupado.

Silêncio. Ele olha para os lados, parecendo aflito.

Ela: Pode ficar tranquilo. Ninguém vai nos ver conversando.
Ele: Eu não estou preocupado.
Ela: Se não houvessem motivos de preocupação, porque não me retornou as ligações?
Ele: Já disse, eu ando ocupado.
Ela: Sim, você já disse, mas eu não acredito. Eu acho que você não quer falar comigo.
Ele: Mas é claro que... – Coloca a mão no bolso. – Porque eu não haveria de querer falar com você?
Ela: Porque você acha que se não me vir mais, o passado vai desaparecer e você vai poder viver em paz.
Ele: Mas o passado já passou. Não existe mais nada.

Ela o fita longamente. Ajeita a bolsa nos ombros e cruza os braços.

Ela: Então você já a esqueceu?
Ele: É claro que não. Isso não é possível.
Ela: Então nada passou. Tudo continua vivo aí dentro. E aqui dentro também! Você não acha que a gente deveria resolver esta pendência, pros dois poderem seguir suas vidas em paz?

Ele parece pensar por alguns momentos. Uma senhora conduzindo um cão Labrador passa por eles, fazendo com que ele tenha que dar um passo á frente para desviar da rota do enorme cão preto. Fica a alguns passos dela, desconfortavelmente mais próximo. Quase consegue ouví-la respirar.

Ele: Você até pode estar certa.
Ela: E então...?
Ele: E então que eu acho que não vai fazer diferença. Você não vai mudar sua forma de pensar e eu não tenho mais paciência de ficar me explicando, cinquenta mil vezes.
Ela: Mas você nunca se esforçou para que eu pensasse diferente! Desde que... Desde que tudo aconteceu, você simplesmente se recolheu no seu cantinho, na sua vida aparentemente perfeita, na sua nova...
Ele: Vamos parar por aqui. Esta conversa não faz sentido.
Ela: Prá você nada faz sentido nunca. Explicar o porque de ter ido embora, por exemplo...
Ele: Mas era preciso alguma explicação? Tudo estava tão explícito!
Ela: Prá você! Não para mim, não para nós. Você simplesmente deduziu que a sua realidade fosse a única e se mandou! Não fez questão nenhuma de minimizar os traumas!
Ele: Está vendo? É por isso que não retorno suas ligações. Porque você é igualzinha a ela e, se eu gostasse disso, nunca teria ido embora.
Ela: Você não ouse...

Ele troca a pasta de mão, ajeita a gravata no pescoço e faz menção de ir embora.

Ele: Viva a sua vida da melhor forma que puder. Esqueça tudo isso, supere, se case e tenha a sua família. Meu solo é árido para a sua semente.
Ela: Mas...
Ele: Eu não a matei. Ela se entupiu de todos aqueles remédios porque quis e eu não vou carregar esta culpa!

Vira-se de costas e começa a andar.

Ela: Pai! Não vá embora, volte aqui... Pai!

2 comentários:

Anônimo disse...

Demais!!! mui hermoso!!
Adoro tudo que fica um suspense e no final se resolve!!
Alias fiquei de em 24h te arrumar o 24h 3.. mas nem em 3 24h consegui.. sorry for that.. next time won't fail..
se precisar algo da terra dos hermanos me avise.. con muito gusto trarei.. bejos mil..

Mercedes disse...

Meu Deus! O que mais eu perdi?
Preciso de 10 dias pra ler tudo!

Saudade master

Beijos